sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

ENTREVISTA COM MARCELO CAMPOS.



Confira com Exclusividade a Entrevista com Marcelo Campos, Percussionista da Banda Ponto de Equilíbrio. Além de falar sobre Samba e a respeito da música “Janela da Favela”, Marcelo fala sobre a vida de seu pai, o sambista Gracia do Salgueiro.

RELEASE:

Nascido e criado em Vila Isabel, berço do Samba, podemos considerar Marcelo Campos um cara que busca suas raizes com a música. Filho de um dos maiores intépretes do Samba (Gracia do Salgueiro), Marcelo cresceu ouvindo samba. Além disso, para quem não sabe, ele é afilhado de Martinho da Vila. Não teria como crescer sem gostar de samba! Outra curiosidade é que Marcelo prepara há 8 anos arranjos percussivos na Banda Ponto de Equilíbrio.E não pára por aê, além disso, ele é o baterista de uma Banda de Reggae chamada Filhos da Luz, na qual toca ao lado de seu irmão gêmeo, Marcos Campos, por sinal um grande baixista (groove pesado).Vale a pena conferir a cozinha montada por eles. Dedicado e super esforçado, Marcelo é capaz de levar numa boa o trabalho de Ponto de Equilíbrio, Filhos da Luz e de seu Grupo de Samba, "A mão que faz o Som", o qual faz apresentações mandando muito bem no Samba de Raiz.Com 29 Anos de idade, hoje Marcelo junto da Banda Ponto de Equilíbrio continuam com a Tour do CD "Abre a Janela". Confiram aqui uma super entrevista que o Marcelo participou com Exclusividade. Além de comentar sobre sua vida, samba, Marcelo fala sobre a próxima música de trabalho, "Janela da Favela” e a respeito da vida de seu pai, o eterno Gracia do Salgueiro.

1 - Quais foram as suas influências no Samba ?

Então, tenho muito vinil de samba. BEZERRA DA SILVA, JAIR RODRIGUES, ELZA SOARES, JOÃO NOGUEIRA, Martinho da Vila, Jorginho Império, Beth Carvalho e tantos outros.

2 - Em que momento da sua vida você se identificou com o mundo da música??
Na verdade a música é hereditário na minha vida, passado de pai para filho.Meu pai era compositor e intérprete de suas músicas, minha mãe também canta e por sinal muito bem!rs. Meus outros irmãos mais velhos, também cantam e eu e meu irmão tocamos juntos.

3 - Como surgiu a idéia de envolver o Reggae Raiz com o Samba?

Então, SOU NASCIDO E CRIADO EM VILA ISABEL, COM UMA HISTÓRIA MUITO FORTE do SAMBA EM MINHA VIDA.Então eu e meu irmão sempre pensamos em fazer uma transcrição de um samba de meu pai para o reggae.Então ficávamos pensando.O reggae é a batida do coração (colcheia) e esse samba aqui é compasso 2 por 4.Vamos nessa ,que o caminho é esse,até que um dia pegamos no fundo da gaveta ,um vinil das antigas . Pegamos alguns desses discos e entramos num comum acordo que seria a janela da favela, pois engloba uma questão social e que mostra que o povo humilde e sofrido também tem cultura.

4 - De onde e de quem partiu a idéia de regravar a música Janela da favela?
Um samba da década de 70 e ainda tão atual.Foi ai que surgiu esse mescla e onde o ponto de equilíbrio veio mostrando que inovação e deferente de distorção.Pois ficou um reggae de primeira com um swing de samba pra ninguém botar defeito!rs IDEIA DE MESCLAR O SAMBA NO REGGAE ,PARTIU DAQUI DE CASA.POIS FICO COM MEU IRMÃO E ALGUNS AMIGOS TOCANDO .COMO SE FOSSE UM LABORATORIO, FIZEMOS NOSSAS EXPERIENCIAS.Eu e meu irmão ligamos para Ras André(guitarra solo) e chegamos a falar com Tiago Caetano(teclado),onde junto com os demais imãos do ponto de equilibrio concretizamos a idéia .Por sinal muito bem aceita.O clipe é o terceiro mais tocado na mtv!

5 - "Favela sem miséria não é favela". Qual o seu ponto de vista sobre isso?
Meus pais moravam em morro , mais em uma época bastante diferente.Ao qual se existia grandes poetas da vida , entende!?E naquela época a perseguição era muito grande.(censura e tudo mais)e esse tema veio querendo mostrar que dentro da favela, havia bastante cultura para mostrar aquela sociedade que lhe descriminava .Que não adiantava ter esse preconceito pois favela tem miséria ,mas não impede que as pessoas que moram nela .Não tenham criatividade para escrever e compor.Pelo contrario, né!rs

6 - O que você sentiu quando a banda tocou "Janela da Favela" pela primeira vez, já que a letra é do seu pai!?

Então minha preocupação maior era conseguirmos fazer essa mescla.Mais quando começamos a tocar,percebi que estávamos no caminho certo e que iria ficar boa a musica.Todos nós da banda compramos a idéia.Isso foi muito importante na hora da transcrição da musica.INCLUSIVE NESSA MUSICA ,OCO BATERIA .Um presente que o baterista (Lucas Kastrup) me concedeu.Mostrando cada vez mais que a união e a unidade fortalece o trabalho,dando oportunidade de somar no coletivo e mostrando que realmente o que ele fala em sua letras.Minha mãe emocionada com o nosso trabalho ,além do mais naquele momento estávamos imortalizando uma obra de meu pai e ela estava vivendo todo aquele caminho que já tinha trilhado com meu pai , agora com seus filhos.



7 - Você acredita que as musicas de grande expressão como o samba e o Reggae podem atingir as pessoas de forma com que abRam os olhos para as necessidades do nosso país, nosso mundo?

De uma certa forma! Principalmente esses gêneros musicais de grande expressão,como samba e o reggae que tem muitas coisas em comum todos esses dois genros musicais vieram do gueto.MOSTRANDO PARA O MUNDO UM LADO MAIS VERDADEIRO E TODO O SOFRIMENTO E ALEGRIA QUE EXISTEM POR LÁ.Pois favela tem miséria mais tem muita arte.E a musica realmente é uma das saídas, para quem olha para lado e só vê pobreza e miséria,Tem diversos planos sócia ,envolvendo cada vez pessoas mais seria que estão dispostas a ajudar.Não resolvi tudo Mais conheço bastante gente que poderia usar sua disposição para o mal ,mais está plantando a semente do amor com a musica ,teatro ,enfim...Cultura.Uma coisa eu tenho certa , pois trabalho com pessoas carentes ,onde a educação e as informações chegam de uma forma diferente.dar graças a deus que pessoas cada vez mais estão fazendo parte dessa união "morro e asfalto".porque a única certeza que tenho é que se não existisse pessoas de bom coração a situação do nosso pais estaria pior ,desde violência a educação.Por isso acredito de uma certa forma que a musica educação a população a musica ajuda na educação da sociedade.

8 - Conte um pouco sobre o projeto "A mão que faz o som".

Então a "A MÃO QUE FAZ O SOM ",foi a junção da nata de músicos de vila Isabel ,que já estavam atuando no mercado ,tocando com vários ícones do samba.Um dia ,nos encontramos na quadra de samba da vila Isabel e ficávamos conversando sobre ,passarmos a musica para garota carente. UM DIA SENTAMOS EM UMA ADEGA E DECIDIMOS QUE O NOME DO GRUPO SERIA "A MÃO QUE FAZ O SOM".POIS A PESSOA DE BAIXO ESTUDO ,DE BAIXA RENDA ,SÓ NÃO PODERIA SER DE BAIXA ESTIMA E QUE SE FOSSE BOM DE RITMO,TERIA CONDIÇÔES DE TOCAR UM INSTRUMENTO.Porque é o seguinte ,pode ser rico , branco e tudo mais .Mais se for inimigo do ritmo ninguem dá jeito.Então estávamos querendo ensinar para que tivesse força de de vontade e naquela conversa ,tínhamos uma única certeza ,que "A mão que faz o som " se a pessoa tiver sentimento e uma boa percepção e amor no que faz e" A mão que faz o som",além de fazer show,tem o lado do recate social,com essas crianças carentes.E hoje , me sinto muito mais realizado na musica depois de me juntar com esses músicos que estejam juntos nessa luta,também.E O MAIS IMPORTANTE É QUE SABEM O VALOR DESSA AULA PARA ESSAS CRIANÇAS.

9 - Como é tocar em duas bandas de Reggae e fazer parte de uma "bateria de samba"?

Muito gratificante.A MÚSICA PRA MIM É UM ESTADO DE ESPIRITO E ADORO FAZE LA.Estou sempre tocando com pessoas que passam pra mim conceitos de vida diferentes.Então pra mim essa troca me faz bem.Sou um musico e quero sempre estar junto da musica.E como sou percussionista e baterista ,todos esses três projetos m ajudam ,na minha caminhada musical,onde temos muito que aprender nessa caminha infinita. Só tenho que agradecer a deus por me dar bastante saúde disposição ,para estar fazendo parte de todos esses projetos vencedores ,que envolve pessoas bastantes capazes .

10 - Dá para perceber a consideração que o Hélio tem pelo seu pai. Eles chegaram a se conhecer ?

Então o Hélio não conheceu meu pai.Mais quando começamos a desenvolver a idéia de gravar um samba ,percebi em todos da banda uma satisfação muito grande .POIS NA VRDADE FOMOS PIONEIROS NESSA MESCLA DO REGGAE COM O SAMBA.Juntamos o útil ao agradável ,pegamos um samba de raiz e fizemos um reggae de raiz.Foi como eu disse:Compramos a idéia ,pois o ponto de equilíbrio é uma banda que tem uma percepção do que realmente é bom e primeiramente ,o que nos agrada.Só tenho que agradecer a todos os integrantes .Pois acredito que podemos ser bons sozinhos , mais melhores juntos.

11 - O que você acha das criticas feitas na Internet a mistura de raízes que a banda fez em seu novo CD?

TODA CRITICA ,ACHO IMPORTANTE,Desde momento que o critico saiba ,sobre o que está falando.Em relação a mescla teve bastante critica positiva,até porque quando o publico foi entendendo a importância ,da mescla dessas raízes.Começaram a conhecer a fundo realmente o ponto de equilibrio .Uma banda que sempre vai buscar suas raízes e principalmente sem distorção do conteúdo o gênero.

12 - A música "Verdadeiro Valor" foi criticada pelo público, por ter tocado nas rádios. "Janela da Favela" será a próxima música de trabalho. Qual sua expectativa? Comente um pouco sobre a Relação do Reggae com a Mídia em geral.

Então ,pelo que eu pude perceber com a "Verdadeiro Valor",que o publico mais radical ,achava que estávamos tocando nas rádios por ser um reggae de amor .MUITA GENTE ,AINDA NÃO CONHECIA O PONTO E A PRIMEIRA MUSICA NAS RADIOS E AMOR.fICAVA ESSA DUVIDA ,SE O PONTO IRIA VIRAR UMA MODINHA.Pois bem, o mais importante é que sabemos de nossos propósitos e onde queremos chegar com a musica. Bob MARLEY TINHA DIVERSOS REGGAE DE AMOR E NEM POR ISSO DEIXO DE PROPAGAR AMENSAGEM.Em relação a musica Janela da favela ,acho que será muito positivo sua exposição na mídia.Até porquê engloba tema social E NÃO DEIXA DE SER UMA VERDADE DA BANDA,pois queremos mostrar e alertar a sociedade .Que essa de preconceito social está por fora ,que não existe lugar melhor lugar pior ou melhor para se compor uma musica , boa"Abre a janela da favela ,você vai ver a beleza que tem por dentro dela".Queremos abrir as portas e as janelas para oportunidade de igualdade.Se a mídia pode passar essa informação para todo o mundo que seja feita de forma certa.

~ Para finalizar, deixe uma mensagem para o Fã Clube Reggae a Vida com Equilíbrio:

Rapaziada do Fã Clube.Aqui é o Marcelo CAMPOS ,percussionista do Ponto de Equilibrio.Obrigado por todo esse carinho , gostaria deixar bem claro , que reconheço a importância desse fã clube , que movimenta e forma opinião.QUE está acima de tudo acreditando e Fortalecendo cada vez mais,nosso trabalho.ESTAMOS JUNTO E QUE DEUS NOS ABENÇOE NESSA caminhada.Um grande abraço e Reggae a Vida com Equilibrio , sempre.

Marcelo Campos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a toda equipe do Reggae a vida com Equilibrio, a entrevista está surpreendente!
O trabalho de toda a EQUIPE é super importante e fundamental para a banda e todos os organizadores estão de parabéns !

Muita paz e luz no caminho de todos.

Julis_roots

Reggae a Vida com Equilíbrio disse...

Gostaria de parabenizar a todos da Equipe do Fã Clube Reggae a Vida com Equilíbrio! O trabalho deste Blog tem valor! Muito legal ficou a Entrevista. Com conteúdo e exclusividade!

A Banda realmente merece!
Fã Clube, muito Sucesso.

Att,
Leandro.

Anônimo disse...

Parabens Leandro pela otima entrevista, e desta forma nos proporciona conhecer mais as bandas que mais gostamos!
Abraço
Roots

Anônimo disse...

Pois é, eu acho que o cd novo do ponto traz um estilo bem diferente do primeiro, e de algumas músicas que nem tinham no cd, ouço a banda já tem algum tempo e confesso que a primeira vez que ouvi o novo cd estranhei. Ficou um lance mais comercial, porém continua bom. Só que algumas músicas mudaram demais até o ritmo, parece que mais acelerado... Meio que decepcinou a galera que curtia a banda há mais tempo.
Mesmo que vire modinha não seria tão ruim, o ponto passa uma mensagem positiva, e antes uma modinha alertando sobre a sociedade má em que vivemos, que uma modinha funk vulgarizando as mulheres, por exemplo.

beijo pra banda
sorte e positividade pra vocês
é importante não abandonar as raízes galera!